Ricardo Ramos

Placas Raspberry PI

O Raspberry PI é um computador completo, tem CPU, memória RAM, entradas e saídas para periféricos, como teclado, vídeo e HDs. Por isso ele pode ser usado como um microcomputador normal, para acessar a internet e criar documentos e planilhas, programar em diversas linguagens e muito mais. Porém o Raspberry Pi se destaca mesmo quando se trata de criar protótipos e sistemas de automação.

Raspberry PI 400

É um kit, que inclui uma placa Raspberry PI 4 de 4 GB de memória RAM, e um teclado, tudo acondicionado num “case” especialmente projetada para tornar o conjunto um microcomputador pequeno e potente. Ele conta com 2 portas mini-HDMI de 4K para conexão a dois monitores, portas USB3, Ethernet, e o GPIO disponível.

Raspberry PI 4

Um computador que cabe na palma da mão, mas com características de um microcomputador completo e potente. Tem versões de 2, 4 e 8 GBytes de memória RAM. Conta com portas USB2 e USB3, Ethernet e mini-JHDMI de 4K. O GPIO disponível facilita o desenvolvimento de projetos de automação.

Raspberry PI 3

É o modelo mais popular do Raspberry PI. Foi muito vendido, é muito utilizado em projetos bem consistentes de automação e tem uma excelente relação preço/recursos/performance.

Foram lançadas as versões A+, B e B+, cada uma com características diferentes de memória RAM e processamento. Conta com portas USB2, Ethernet, HDMI, e o GPIO acessível.

Raspberry PI 2

Foi a placa que começou a cativar os usuários, por sua potência e pelo baixo custo. Fez com que ous usuários e projetistas começassem a ver a enorme diferença entre a placa Raspberry PI e a placa Arduino. Conta com portas USB, HDMI e Ethernet. O GPIO está disponível para projetos de automação.

Raspberry PI

Foi a primeira placa Raspberry mais potente lançada. Já contava com portas USB, Ethernet, HDMI, mas o GPIO era menor, tinha menos pinos. Já mostrava o caminho das placas Raspberry como concorrentes de peso no mercado de SBCs (Single Board Computers).

Raspberry PI Zero

É o modelo mais simples e mais barato do Raspberry Pi. É indicado pra projetos menores, que demandem menos recursos, como memória RAM, por exemplo. Recentemente foi lançada a versão w (de “wireless”) que já vem com wifi e bluetooth) que aumentou consideravelmente sua conectividade.



Raspberry PI Pico

Um modelo ainda mais simples que o Raspberry PI Zero. Tem pouca memória RAM, pouca performance e pouca conectividade. É indicada para protótipos ou projetos bem específiocos, que não demandem grande versatilidade.

Especificações do Raspberry

Essas são as especificações de memória, processamento e portas de I/O dos modelos de Raspberry PI.

Caixas ("Cases") para Raspberry PI

Existem várias caixas para todos os modelos das placas Raspberry PI


Caixas (“Cases”)

Existem muitas caixas para os diversos modelos de placa Raspberry PI. Existem as oficiais e as de terceiros. Podemos escolher a que mais se adequa ao projeto que estamos desenvolvendo.

Case Oficial para Raspberry PI 4

Essa caixa se adequa aos modelos do Raspberry PI 4

Case Oficial para Raspberry PI 4

Essa caixa se adequa a todos os modelos do Raspberry PI 2 e Raspberry PI 3.

Case Oficial para Raspberry Zero

Essa caixa de adequa ao Raspberry PI Zero e Zero W.

Dispositivos e Sensores para Raspberry PI

Existem vários disposiotivos e sensores compatíveis com o Raspberry PI

Kit de Sensores

Existem vários kits de sensores e dispositivos compatíveis com os modelos de Raspberry PI. A Sunfounder, a Canakikt, juntamente com outras empresas, se destacam no fornecimento de kits muito completos para o desenvolvimento de diversos tipos de projetos com o Raspberrfy PI.

”Displays” LCD

O Raspberry já possui uma ou mais portas HDMI para a conexão de monitores de vídeo. Porém existem “displays” disponíveis no mercado que são ligados diretamente no GPIO da placa, possibilitando a montagem de dispositivos compactos, com “displays”, utilizando a placa Raspberry

Câmeras

Além das câmeras do tipo “WebCam”, conectadas na porta USB, existem câmeras que podem ser ligadas diretamente na porta de vídeo, específica, disponível em alguns modelos do Raspberry PI.

Plataformas de Prototipagem

As plataformas de prototipagerm são extremamente úteis durante a criação de protótipos utilizando placas Raspberry PI. Elas ajudam a manter organizados os componentes do projeto. Elas costumam abrigar a própria placa Raspberry Pi, a protoboard, sensores, placas “Hat” e outros componentes do protótipo.

Protoboards

Protoboards são fundamentais na criação de protótiupos., Juntamente com os extensores de GPIO, permitem que conectemos todos os dispositivos e sensores aos pinos do GPIO da placa Raspberry PI.

Placas “Hat"

As placas do tipo “Hat” (chapéu em Português) são chamadas assm porqwue encaixam como um chapéu no GPIO das placas Raspberry PI, deixando os pinos do GPIO disponíveis para acesso e conexão de outros dispositivos e sensores.

Expansores de GPIO

os extensores de GPIO servem para facilitar a conexão de dispositivos e sensores ao GPIO das placas Raspberry PI.

Sensores

Existem muitos tipos de sensores, como de calor, de gás, de presença e muitos outros. Eles são utilizados em projetos de automação com as placas Raspberry Pi, conectados ao GPIO.

Robôs

Diversos kits para a construção de robôs baseados nas placas Raspberry PI estão disponíveris. Esses kits, em geral, são utilizados em atividades de ensino, nos diiversos níveis, para ambientar os estudantes na prática de programação de computadores e em robótica.